No passado 15 de maio, o Serviço Municipal de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras apresentou os contentores que foram instalados nas praias Azul, Navio e Santa Rita Norte e que se destinam à recolha de resíduos marinhos.

O projeto surge por uma necessidade detetada pela iniciativa ambiental “Mar à Deriva” que quer eliminar este resíduos das praias do município. Sob o lema “Antes de reciclar – Repensar – Rejeitar – Reduzir – Reparar – Reutilizar”, esta iniciativa pretende converter o lixo numa matéria-prima que será utilizada para a comunidade escolar criar obras de arte.

A recolha do lixo foi feita ao longo das falésias, entre o Alto da Vela, em Santa Cruz, e a Praia Azul. A atividade teve uma excelente adesão, que “recebeu 30 participantes e foram recolhidos 190 kg de resíduos”, segundo fontes municipais.

A participação da CONTENUR de forma altruísta nesta iniciativa insere-se no Projeto CIRCLE® que tem como um dos seus objetivos principais contribuir com a atividade para criar impactos positivos que resultem num benefício coletivo, para avançar no desenvolvimento sustentável.

Fonte: Ambiente Magazine