A Câmara Municipal de San Vicente del Raspeig deu início à substituição de 600 contentores para resíduos no centro urbano, uma ação na qual serão investidos 900 000 euros e que se vai prolongar durante os próximos seis meses.

O presidente, Pachi Pascual, assegurou em conferência de imprensa que “San Vicente será uma cidade pioneira na instalação de um parque de contentores mais moderno, acessível e seguro para o transeunte”.

A renovação do atual parque de contentores será completa e contará com três modelos diferentes para cada fração de reciclagem. O município de San Vicente vai instalar em todo o centro urbano 350 unidades para a reciclagem de RSU em cinzento, 150 em amarelo para as embalagens leves e 100 azuis para a reciclagem de papel e cartão.

O contentor escolhido foi o modelo de carga lateral OVAL com 3000 L de capacidade. A estética uniforme, o sistema de depósito de resíduos e o de esvaziamento são as principais características que levaram o município a optar por este modelo.

Os contentores de RSU foram fornecidos com uma boca de grande dimensão para assim satisfazer a necessidade de incorporar contentores acessíveis com uma utilização mais simples e que evite o contacto com a sua superfície. Os modelos destinados à reciclagem de embalagens leves foram fornecidos com duas bocas de depósito de 400 mm e à de papel e cartão com uma boca retangular que facilita o depósito do resíduo.

Como novidade, importa destacar que a vereação de Serviços Urbanos e Manutenção quis fazer uma distribuição dos contentores num formato de ilha, ou seja, vão ser agrupados num único espaço de forma consecutiva, desde que existam as condições adequadas para esta instalação em cada uma das vias.

O presidente também sublinhou que, com esta iniciativa “arranca uma primeira fase de renovação, que terá como objetivo melhorar os serviços prestados ao cidadão e a imagem urbana, um processo que implica a colaboração de todos, fazendo uma utilização responsável dos contentores de resíduos mediante o cumprimento dos horários e das normas de separação estabelecidos”.