A cidade de Madrid vai instalar novos contentores enterrados, pela primeira vez, na zona do Centro, conforme anunciado pelo delegado da Área de Urbanismo, Ambiente e Mobilidade, Borja Carabante, do Conselho de Governo: “Esta iniciativa está incluída no contrato de contentorização, recolha e transporte de resíduos que foi iniciado em novembro de 2022.”

Os trabalhos para a instalação destes novos equipamentos enterrados terão início durante a primeira quinzena de março, com o objetivo de estarem operacionais até ao final do mês. No total, serão instalados 90 contentores enterrados da CONTENUR para a recolha de papel e cartão, plástico e metal e vidro.

A implementação deste sistema faz parte da Estratégia de Sustentabilidade Ambiental de Madrid 360. Além disso, a câmara municipal já finalizou a renovação dos 51 contentores enterrados distribuídos por 18 pontos no Bairro de Salamanca.

Contentores enterrados CONTENUR

O contentor enterrado foi concebido com tampa abatível e fecho automático silencioso. Além disso, para facilitar o depósito dos resíduos, a tampa foi equipada com uma pega frontal e uma inscrição em braille para os utilizadores invisuais. O coletor está situado a 90 cm de altura, o que facilita o acesso de qualquer pessoa.

Os novos contentores subterrâneos são instalados por completo, constituídos por uma cuba de betão pré-fabricada, uma plataforma de segurança, o corpo do contentor, o marco de deposiçe sistema de elevação. Integram um sistema de amortecimento hidráulico configurado para evitar entradas indevidas e minimizar o ruído quando os resíduos são depositados.

A CONTENUR concebeu um modelo modular de contentores enterrados que tem como principal vantagem o seu menor custo de reparação e manutenção, dado que pode ser substituído peça por peça, sem a necessidade de substituir todo o conjunto.

 

Fonte: Interempresas