Na passada quinta-feira, o presidente de Mijas, Josele González, e a vereadora de Limpeza, Laura Moreno, anunciaram a renovação do parque de contentores, tanto de carga traseira, como de lateral. Um total de 2.000 unidades que já começaram a ser distribuídas em algumas zonas do município.

A câmara municipal quis dar um salto qualitativo em termos de reciclagem e limpeza e selecionou o modelo OVAL de carga lateral da CONTENUR, o contentor mais acessível e integrável em qualquer meio urbano.

O presidente e a vereadora sublinharam, numa conferência de imprensa, que “muitos dos contentores que tinham até agora já esgotaram a sua vida útil e por isso vão ser substituídos por um modelo novo, 20cm mais baixo em altura, mas com a mesma capacidade”.

O OVAL tem uma altura máxima de 1600 mm que permite aos transeuntes dispor de uma visibilidade total, sem criar um obstáculo visual, o que proporciona mais segurança na urbe.

Além disso, esta localidade malaguenha quis incluir nas suas rotas de recolha o contentor castanho ou de fração orgânica para separar os resíduos orgânicos, suscetíveis de serem convertidos em composto, biorresíduos ou fonte de energia, etc., dos restantes.

A nova fração a instalar na via pública incorpora um sistema de identificação do utente para autorizar a utilização e evitar uma aplicação indevida, visto que estes contentores apenas podem recolher resíduos orgânicos, como resíduos de alimentos, cascas de fruta, resíduos de jardinagem, filtros de café e chá, etc.

A distribuição dos novos contentores em 600 pontos de recolha começou no final do mês de dezembro do ano passado e espera-se que finalize até ao final de março.