A CONTENUR participou na primeira experiência de contentores inteligentes em Portugal

Realizou-se hoje em Viana do Castelo o Colóquio Viana Abraça que expôs o primeiro projeto de implantação da recolha de resíduos orgânicos nesta região. Jesús Ajuria (Diretor de Desenvolvimento para o sul da Europa) fez a apresentação da CONTENUR, que explicou os benefícios dos contentores inteligentes para promover e aumentar a reciclagem.

A comunicação da CONTENUR suscitou um grande interesse para conhecer melhor o conceito de contentor inteligente como uma alternativa mais eficiente que o sistema de recolha porta a porta. É um projeto inovador, como bem sublinharam todas as autoridades presentes, agradecendo o contributo da marca para o mesmo.

O Colóquio decorreu nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

O projeto Viana Abraça, lançado em julho de 2018, pretende incentivar a transformação de sete mil toneladas de resíduos em fertilizantes naturais.

O projeto tem dois objetivos, um rural, que pretende incentivar a prática da compostagem doméstica, e outro urbano, para potenciar a separação doméstica de resíduos orgânicos. O segundo terá início este ano, com a instalação de 480 contentores modelo 2.200 F da CONTENUR para a recolha seletiva de resíduos orgânicos.

CONTENUR irá encarregar-se da gestão de dados como parte da sua estratégia de gestão integral dos serviços relativos aos contentores.

Este modelo dispõe de uma sobretampa com fechadura que identifica o utilizador, que poderá aceder ao contentor com o seu cartão eletrónico, o que limita e personaliza o acesso ao contentor. Também permite contabilizar a quantidade e a frequência dos resíduos depositados.

O projeto tem igualmente um caráter solidário, pois, por cada euro poupado com a reciclagem de resíduos orgânicos, a Câmara de Viana do Castelo entrega outro euro para satisfazer as necessidades materiais das instituições sociais do município.

Mais de 110 pessoas assistiram a este evento, entre as quais se encontravam representantes de empresas privadas, empresas municipais e responsáveis de diferentes municípios.